quarta-feira, 22 de março de 2017

6 principais benefícios de beber água para a pele do rosto e corpo



A água é um dos principais componentes do organismo. O composto líquido e incolor corresponde a mais de 60% do corpo humano e influencia no bom funcionamento de diversos órgãos. Quando pensamos em uma pele bonita, saudável e viçosa, não se pode dispensá-la. Pensando nisso, o DermaClub separou 6 benefícios que a ingestão recorrente de água podem trazer para o rosto e o corpo. Confira!

Entenda por que é tão importante beber água diariamente

A água mineral é um importante ingrediente para qualquer alimentação, por isso, a falta deste componente pode causar desidratação, fadiga, pele seca, problemas nos rins, pressão sanguínea irregular, câimbras, cansaço e até o funcionamento do intestino fica variável. Os órgãos precisam dela para funcionar melhor e até o humor é influenciado pela simples e, ao mesmo tempo, complexa mistura de dois hidrogênios e um oxigênio.
Conheça os 6 principais efeitos da ingestão de água na pele

Assim como outros órgãos do corpo humano, a pele também se beneficia dos poderes da água. Confira os principais efeitos da substância:

1) Diminui a celulite: a água, além de ajudar a eliminar as impurezas do organismo, também tem o poder de melhorar a circulação sanguínea, diminuindo, assim, o aparecimento e a intensidade das marcas na pele;

2) Disfarça as rugas: pele hidratada é sinônimo de viço e a água é a principal fonte de hidratação para o corpo humano, tornando as rugas menos perceptíveis e a pele mais firme;

3) Previne inchaços: um dos grandes responsáveis pela retenção de líquido é o sódio, por isso, beber água durante o dia evita que o corpo retenha esse eletrólito e outras substâncias;

4) Principal hidratante: a hidratação ideal une os efeitos dos cremes e da água. Os dermocosméticos agem na camada mais externa da pele, enquanto que o líquido que ingerimos age nas internas;

5) Previne o envelhecimento precoce: a sustentação da pele é feita a partir das fibras de colágeno, que precisam da água para se renovar e funcionar adequadamente;

6) Garante a boa aparência: os benefícios que a água tem sobre o corpo humano são muitos. Bebê-la garante uma boa aparência, órgãos e células trabalhando bem, além do equilíbrio hormonal.

Para desfrutar dos benefícios da água, especialistas indicam a ingestão mínima de dois litros diários. Além disso, evitar longas exposições solares, cuidar da alimentação e usar dermocosméticos específicos para o seu tipo de pele também favorecem o órgão a se manter saudável, jovem e com boa aparência.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

terça-feira, 21 de março de 2017

Cinco Cuidados na Hora de Comprar sua Carne


A operação Carne Fraca da Polícia Federal identificou várias irregularidades em frigoríficos brasileiros. Especialistas avaliam que elas são pontuais. Por via das dúvidas, vale a pena ter alguns cuidados na hora de comprar carne, frango, suínos e embutidos.


1. Atenção com aparência
A principal dica é atentar para a aparência do produto: a textura deve ser lisa e a cor, avermelhada no caso de carne bovina. Se tiver qualquer ponto esverdeado, não compre.



2. Odor e procedência
Verifique o odor do produto. Mercadorias estragadas costumam ter mau cheiro. Uma das obrigações dos estabelecimentos é apresentar ao consumidor as informações de rastreabilidade e, nas embalagens, indicar: origem, data da manipulação, pesagem correta, prazo de validade. Cheque todas essas informações.



3. Dê preferência a alimentos frescos
Priorize alimentos in natura ou minimamente processados e não embalados. Evite alimentos ultraprocessados. A utilização de carne estragada, papelão e pedaços de cabeça de porco em salsicha e linguiça, como foi apontado pela operação, ficam mascaradas por conta do nível de processamento do produto e a inclusão de conservantes e aromatizantes.



4. Prefira carne moída na sua presença
Embora a carne moída previamente não seja imprópria para consumo, o processo é proibido por lei em todo estado do Rio. A carne só pode ser moída na presença do consumidor e após o pedido dele. A única exceção é se o estabelecimento estiver registrado junto a um órgão da agricultura, estando embalada e apresentando na sua rotulagem o número do SIE.


5.Ligue para a Vigilância Sanitária
Se o consumidor está com receio de consumir ou tem alguma dúvida sobre a procedência ou qualidade do produto que tem em casa, pode ligar para a Vigilância Sanitária pelo 1746 e solicitar o recolhimento da peça para que seja feita análise da mercadoria.


sexta-feira, 17 de março de 2017

Como mudanças bruscas de temperatura afetam a saúde


Além de nos deixar sem saber o que vestir, a alternância entre dias frios e quentes tem efeito sobre o organismo, que vão da imunidade a problemas cardíacos e alterações no humor.

Há consenso entre cientistas de que o clima tem um efeito profundo sobre nossa saúde e bem-estar, sendo associado a desde mudanças nas taxas de natalidade a surtos de pneumonia, gripe e bronquite.

No frio, o corpo gasta mais energia para se manter aquecido, o que acaba reduzindo a capacidade de defesa do organismo. Além disso, ambientes fechados, com grande quantidade de pessoas, facilitam a transmissão de vírus.

Mudanças bruscas de temperatura também costumam deixar as pessoas com imunidade baixa, aumentando o risco de doenças sobretudo para crianças e idosos. Nos mais velhos, a chamada amplitude térmica pode até mesmo levar à morte.

Problemas respiratórios e cardíacos


Para as pessoas que já sofrem de doenças respiratórias, a mudança brusca de temperatura é particularmente perigosa, com problemas como asma e rinite podendo se agravar.

As estratégias do corpo para se defender

Num estudo, pesquisadores da Universidade de São Paulo testaram a influência de mudanças bruscas de temperatura em pacientes com e sem rinite alérgica crônica. Eles foram colocados, em sessões alternadas de 30 minutos cada, numa câmara a 14°C e em outra a 26°C.

Os resultados apontaram que quem sofre de rinite alérgica tem mais chance de desenvolver sintomas respiratórios e oculares quando exposto a alterações repentinas de temperatura. Os pacientes com a doença relataram coceira e ardor nos olhos, além de falta de ar. A oscilação dos termômetros foi simulada com ar condicionado.

Segundo Carlos Carvalho, professor de Pneumologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, as vias aéreas são preparadas para permanecer numa temperatura constante. Por isso, mudanças bruscas de temperatura podem gerar irritação, mesmo em quem não sofre de asma e rinite, disse em entrevista a Drauzio Varella.

Em períodos marcados por mudanças de temperatura e dias secos de inverno, é essencial beber bastante água para ajudar a manter úmido o muco que protege as vias respiratórias. Além disso, é recomendável tomar vacina contra gripe, se alimentar e dormir bem, se agasalhar e deixar o ar circular em locais fechados.

Mudanças bruscas de temperatura também podem provocar problemas cardíacos. Quando a oscilação de temperatura é do frio para o quente, o sangue fica mais espesso, e as artérias, contraídas, e a pressão tende a cair, aponta Max Grinberg, professor do Hospital das Clínicas da USP. Assim, é necessario mais esforço para bombear o sangue pelo corpo.

Já quando a alteração repentina é do quente para o frio, a pressão aumenta, e pode ocorrer uma crise hipertensiva. Pessoas com problemas cardíacos são, portanto, mais suscetíveis a mudanças de temperaturas.

Manter o corpo hidratado é uma maneira de evitar doenças

Alteração de humor

Também há indícios científicos de que o clima pode afetar o humor, para além do desânimo comum diante de um céu nublado ou chuvoso. O chamado transtorno afetivo sazonal é um tipo de depressão que geralmente se manifesta no outono e no inverno.

O transtorno pode ser causado por alterações no relógio biológico e no equilíbrio químico do corpo. Nas estações mais frias, os níveis de melatonina e serotonina – que regulam o humor e o sono – podem ser afetados, levando à depressão.

As pessoas que vivem em climas frios são mais propensas a desenvolver o transtorno afetivo sazonal, devido ao menor número de horas de luz solar durante o outono e o inverno.

Um estudo recente também sugere que temperaturas mais altas ou mais baixas podem afetar nossa capacidade de tomar decisões complexas. E neste quesito, o clima frio parece ser mais vantajoso. Segundo reportagem da revista Scientific American, é mais fácil tomar uma decisão no Alasca do que na Flórida.

Isso tem a ver com a regulação da temperatura corporal. Enquanto no calor, suamos, para manter uma temperatura interna saudável, no frio, trememos para evitar a hipotermia. No entanto, resfriar o corpo parece requerer mais energia que aquecê-lo.

Assim, no calor sobra menos energia, em forma de glicose, para o cérebro, afetando os processos mentais. Portanto, quando a próxima onda de frio chegar, talvez seja hora de tomar grandes decisões.

sexta-feira, 3 de março de 2017

10 maneiras simples de ser mais feliz todos os dias


O primeiro passo para a alegria é cuidar bem de si mesmo!

Você quer ser mais feliz? Comece cuidando melhor de si mesmo. Por mais que isso seja evidente, muitas pessoas pulam esse passo e tentam ser contentes buscando novas metas ou estabelecendo padrões de perfeição.

Ser gentil com si mesmo pode lhe aproximar a objetivos mais sofisticados, segundo o Daylle Deanna Schwartz. A autora de mais de 15 livros, incluindo “The Effortless Entrepreneur” (em português, Empreendedor Sem Esforço), acredita que é se valorizando que se constrói a confiança.

Para Daylle, pessoas mais alegres desviam seus caminhos para cuidarem de si mesmas e dizem não quando é necessário. “Quando você se ama, aprende que negar fazer algo é um ato importante para não acumular sentimentos negativos”, diz.

Confira as 10 dicas da escritora, listadas no site da "Inc." para você ser mais feliz todos os dias.

1. Faça uma coisa boa para si mesmo por dia
Mantenha consigo mesmo um acordo de se tratar com amor e carinho todos os dias. Segundo a autora, pessoas que fazem isso se sentem mais motivadas e não se deixam ser desvalorizadas por alguém.

2. Perdoe-se
Desculpar-se ou perdoar-se nem sempre é fácil, pois há uma tendência de se culpar por tudo que não deu certo no passado. As pessoas começam a se complicar quando tentam ser perfeitas demais e se castigam por não conseguir. Daylle recomenda um exercício: olhar no espelho e dizer “eu me amo e me perdoo”.

3. Aceite-se como você é
Daylle lista a insatisfação com o corpo e a idade como grandes obstáculos pessoais das pessoas. Para ser feliz, você precisa aprender a gostar do que tem. Além disso, essa autoaceitação engloba reconhecer a sua renda e seu sucesso. “Não ganhar o dinheiro estabelecido para uma determinada idade não é um problema grave.”

4. Elimine pessoas nocivas
A dica é mais fácil de falar do que fazer, mas evite se relacionar com clientes, sócios, investidores ou funcionários que passam uma sensação negativa. É mais difícil ter a mesma postura perante a família, mas não há razões válidas para aturar pessoas grosseiras.

5. Priorize a saúde
Tenha cuidado para encontrar um equilíbrio entre o que é saudável e o que é prazeroso. Não se castigue pela brecha no regime ou pela ausência pontual na academia. Seja disciplinado, mas entenda suas vontades.

6. Pare de pular refeições
“Estar ocupado não é desculpa para não comer”, diz Daylle. Segundo a autora, ao pular uma refeição, o nível de açúcar no sangue diminui e os níveis de estresse aumentam. Se você realmente não puder sentar para comer, providencie um lanche saudável e prático.

7. Respire!
Não se esqueça de que, quando você está estressado ou deprimido, exercícios simples de respiração podem trazer calma e alegria de volta.

8. Tenha um espaço aconchegante
Arrumar a cama e deixar o quarto em ordem criam um ambiente receptivo para quando você chegar em casa cansado. A mesma postura deve ser mantida no escritório. Jogue fora a papelada desnecessária e organize seus pertences, mas não se limite a isso. Decore seu espaço e torne-o agradável para você.

9. Tome um pouco de Sol
Trabalhar o dia inteiro em um ambiente escuro e fechado não é saudável. Se este é o seu caso, saia para tomar um ar de tempos em tempos. Além disso, invista em lâmpadas claras para iluminar o ambiente.

10. Presenteie-se com produtos de qualidade
Você é o tipo de pessoa que dá um presente sofisticado para o colega, mas tudo que compra para si mesmo é a versão mais barata disponível? Se o produto em questão é indiferente para você, tudo bem. Mas, se for algo de seu interesse, compre algo mais caro de vez em quando. Sempre que usá-lo, você vai reforçar a ideia de que merece coisas boas.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Ministério da Saúde divulga nova campanha de prevenção à Aids


Já está no ar nova campanha de prevenção à Aids do Ministério da Saúde. As peças têm como assinatura a frase: “Aids, escolha sua forma de prevenção”, que é baseada na abordagem da Prevenção Combinada, que consiste em informar as pessoas sobre as várias formas de prevenção e oferecer a elas a possibilidade de escolher e combinar as formas de prevenção que melhor se adeque as suas necessidades ou características.

“O objetivo é conscientizar as pessoas que os preservativos masculino ou feminino não são as únicas formas para prevenir a transmissão do vírus”, explica a diretora do Departamento das ISTs, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken. Ela lembra que existem métodos e medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que podem proteger a pessoa da infecção pelo vírus.

Como exemplo, ela cita a Profilaxia pós-exposição a PEP. Ela se aplica tanto aos casos de acidentes com objetos perfurocortantes, como agulhas e seringas, ou em relações sexuais desprotegidas. Após a exposição, a pessoa tem de 4 a 72 horas para iniciar o tratamento com antirretrovirais por um período de 28 dias. Esse tratamento impede que a pessoa se infecte com o HIV.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em atendimento à solicitação feita pelo Ministério da Saúde, colabora com a divulgação da campanha, preocupada com o estímulo à prevenção ao vírus HIV (Aids). As peças são constituídas por dois filmes, um de 90 segundos – para as redes sociais – e um de 30 segundos para as TVs abertas; um spot de rádio; cartazes voltados para gestantes, casal homoafetivo, heterossexuais e mulheres trans.

O público-alvo prioritário da campanha são os jovens, uma das populações-chave para a infecção pelo HIV. Por isso, a linguagem simples e leve, de fácil entendimento. Os últimos números divulgados pelo Ministério da Saúde demonstram que no Brasil estima-se que 827 mil pessoas vivem com HIV/Aids. Desse total, 372 mil não estão se tratando e 112 mil não sabem que têm o vírus.

PREVENÇÃO COMBINADA – Além do uso do preservativo e da PEP, a campanha fala sobre a necessidade de realização de testes para o HIV, sobretudo no início do pré-natal no caso das mulheres grávidas. “Se o resultado da mãe for positivo, há protocolos que podem impedir a transmissão do vírus para o bebê. Além disso, quanto antes uma pessoas souber que está infectada com o HIV, pode iniciar precocemente o tratamento e evitar com isso o desenvolvimento da doença e evitar o ciclo de transmissão do vírus para outras pessoas, já que, em tratamento a carga viral tende a ficar indetectável”, ressalta Benzaken.

A campanha também chama atenção para o uso do preservativo como forma de proteção contra as outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). Porque ao tratar uma dessas infecções, como clamídia, gonorreia, sífilis, herpes genital etc., diminui-se a chances de infecção pelo HIV, já que uma IST aumenta em até 18 vezes as chances de uma pessoa pegar o HIV numa relação sexual desprotegida. A prevenção combinada, esta nova abordagem adotada pelo Ministério da Saúde para falar de prevenção ao HIV,  engloba oito  formas de prevenção, que devem ser escolhidas e combinadas por cada pessoa, de acordo com cada situação vivida. São elas:

  * Preservativo Masculino e Feminino
  * Redução de Danos (não compartilhamento de objetos perfuro cortantes)
  * Testagem regular de HIV
  * Exame de HIV e outras DSTs no pré-natal
  * Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)
  * Profilaxia Pós-Exposição (PEP)
  * Diagnosticar e tratar outras IST
  * Tratamento para todas as pessoas

Fonte: http://www.aids.gov.br/noticia/2016/nova-campanha-do-ministerio-da-saude-adota-chamada-prevencao-combinada-para-evitar-o-hi

 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Maneiras de proteger a pele no verão



O verão chegou e a atenção com a pele deve ser redobrada.

A exposição ao sol requer cuidados, já que ele emite raios ultravioletas UVA e UVB, responsáveis pelos danos causados na pele como, por exemplo, o câncer e o envelhecimento cutâneo, tornando-a flácida e opaca, e favorecendo o aparecimento das linhas, rugas e manchas solares.

Para garantir uma pele saudável por muito tempo, é preciso saber o que fazer para proteger, sobretudo estando na praia, na piscina ou durante as atividades ao ar livre. Usar filtro com fator de aplicação solar (FPS) de no mínimo 30, lembrando de reaplicar o produto a cada duas horas ou em caso de transpiração excessiva ou de mergulhos prolongados, e não se expor ao sol entre 10h e 16h, são medidas obrigatórias.

A forma correta do uso também é fundamental. A primeira aplicação do produto deve ser feita com no mínimo 15 minutos antes da exposição, de preferência sem roupa ou com a menor quantidade possível. Duas formas de aplicação são recomendadas pela SBD: a aplicação em duas camadas ou a utilização da regra da colher de chá.



Outras medidas de precaução são o uso de chapéu com abas, boné, viseira e óculos escuros. Ficar a maior parte do tempo sob uma barraca de tecido de cor clara, que reflete os raios solares, é importante para minimizar a exposição.

Conheça todas as recomendações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) no Consenso Brasileiro de Fotoproteção, primeiro documento oficial sobre o assunto no Brasil. A publicação oferece uma orientação adequada sobre fotoproteção e como ter uma relação saudável com o sol, considerando as características climáticas do país e da miscigenação de sua população.

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A importância de ter acompanhamento com uma nutricionista!


A importância de ter acompanhamento com uma nutricionista e os ricos de se fazer uma dieta sem acompanhamento!

Atualmente existem vários tipos de dietas como: dieta da sopa, da proteína, dos pontos, do grupo sanguíneo, sem glúten, no qual eliminam algum tipo de alimento e aumenta na ingestão de outros. O que muitos não sabem é que a alteração radical na alimentação sem o acompanhamento nutricional podem causar riscos a saúde e trazer complicações.

Quando ocorre o planejamento alimentar por uma nutricionista, está sendo levado em conta os aspectos individuais, histórico familiar, social e clínico, resultados de exames, preferências, intolerância alimentar, uso de medicamento, questões psicológicas e frequência de atividade física. 

São muitos os prejuízos que podem ocorrer por regimes de emagrecimento realizados sem adequada avaliação. Exemplos de riscos;

•    deficiência nutricional
•    efeito sanfona
•    excesso de gorduras e proteínas

Buscando o acompanhamento de um nutricionista , você terá um cardápio balanceado no qual irá lhe ajudar há cumprir com seu objetivo sem prejudicar sua saúde. Muitos cometem o grave erro de buscar em um tipo de nutriente a base para sua nova vida alimentar, o que leva à deficiência de outros importantes elementos nutricionais no organismo. Por isso este profissional é tão importante, pois ele apresentará a você quais os alimentos saudáveis e ensinará o que cada um deles faz pelo seu corpo.
Tendo um acompanhamento nutricional, você terá uma reeducação alimentar que permitirá chegar e manter o peso ideal, preservar sua massa muscular, melhorando seu humor, sua saúde e sua disposição.

Marque uma consulta: https://goo.gl/bB2npJ
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial